Capoeira Sul da Bahia Trancoso

Nativo de Trancoso, Diney desenvolveu uma forma genial de sustentabilidade para seu projeto; ao oferecer aulas gratuitas de capoeira para 99% dos seus alunos jovens ou adultos, além de ajudar 60 crianças em idade escolar a se manterem comprometidas com o ensino e longe das drogas. Conheça a Capoeira Sul Bahia Trancoso:

 

Nativo de Trancoso, Diney começou a praticar capoeira em 1991 e sete anos depois “pegou” a corda de monitor com o mestre Mão Branca. Alguns anos se passaram para que sua carreira decolasse para a Europa. Foi em 2006, depois de ter recebido o primeiro convite para participar workshops por vários países europeus, que o mundo pode conhecer a força e o gingado do Capoeira Diney.

Formado em Contra-Mestre pelo Mestre Railson em 2015 no Mundial de Capoeira, atualmente, Diney está como Presidente da Casa de Cultura em Trancoso, onde acontecem regularmente aulas de Capoeira para crianças e adultos. Além de presidir a Casa de Cultura, Diney coordena há mais de 10 anos um Projeto Social, aqui em Trancoso, para crianças e pré-adolescentes com o objetivo de tornar esses jovens bons cidadãos, longe da área de risco das drogas e violência, além da possibilidade profissionalização através da capoeira.

Para participar do projeto social, as crianças precisam estar matriculadas e frequentando a escola, ter bom comportamento, boas notas, ser um aluno cooperativo, além de não estar envolvido com bulling, agressões ou qualquer tipo de confusão e violência no ambiente escolar.

Diney desenvolveu uma forma genial de sustentabilidade para seu projeto; ao oferecer aulas gratuitas de capoeira para 99% dos seus alunos jovens ou adultos, em contrapartida eles se tornam parceiros compondo a roda de capoeira em apresentações e shows privados. Com essa formula, Diney consegue alavancar os recursos básicos para manter a escola, o projeto com as crianças e a sua própria remuneração; e ainda oferece à comunidade educação física e cultural, e aos visitantes de Trancoso, ele concede a oportunidade de conhecer e participar de uma roda de capoeira autêntica dentro da casa ou da pousada que esteja hospedado; incrementando ainda mais as experiências que Trancoso proporciona para quem vem de fora.

Sob a sua supervisão, alguns alunos, replicam seu trabalho, dando aulas na comunidade de Itaporanga e Mirante do Rio Verde, englobando aproximadamente  400 alunos no total.

Diney ainda conta, esporadicamente, com doações de amigos para material escolar e uniformes para seus alunos do projeto e também com o apoio institucional do Uxua Casa Hotel para manter o projeto funcionando e crescendo.

Contato:

Horário das aulas em Trancoso:

Seg/ quar/ sex

Manhã: 8:00 às 10:00

Projeto Social com 60 crianças, 17:30 às 19:00

Treino adulto:  19:00 às 21:00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s